Proposta Pedagógica


A Escola Infantil Movimento tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, respeitando-as em suas singularidades e acreditando na idéia de que a educação é uma tarefa a ser compartilhada com a família.

Este objetivo tem por fundamento a formação de pessoas afetivas, sensíveis, críticas, autonomas e criativas, capazes de contribuir para a construção de uma cultura de paz que valoriza o diálogo como forma de buscar soluções.

Para isso, procura-se proporcionar um espaço que tem por finalidade oferecer experiências ricas e variadas possiveis para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Um espaço onde o brincar, as canções e as histórias infantis, façam parte do cotidiano da criança, desenvolvendo a criatividade, a socialização e o respeito pelo outro.

Acreditamos que a aprendizagem acontece pela interação da criança com o outro e com o meio, rico não só em materiais, mas também em intervenções desafiadoras. O professor tem portanto, um papel fundamental nessa construção: observando o modo como a criança está pensando; planejamento e colocando em prática intervenções que vão ao encontro de seu aluno e que sejam capazes de desafiá-lo para que o mesmo avance em suas concepções, colocando-se perguntas e problemas; instrumentalizando-o para buscar soluções, incentivando e valorizando suas manifestações na perspectiva do desenvolvimento da autoconfinça necessária; avaliando os progressos necessidades das crianças, bem como seu próprio trabalho como educador, afim de reformular e incrementar o que for preciso.

Giani W.Vargas - Psicodedagoga e Diretora da Escola Infantil Movimento